MINICURSO DE TELEFONIA IP

A Faculdade Lourenço Filho realizou o I Modulo do Minicurso Telefonia IP.

Com resultados positivos, os participantes mencionaram que a obtiveram alto conhecimento no mundo tecnológico.

Nos dias 09 e 16 de dezembro de 2017, a Faculdade Lourenço Filho promoveu o primeiro modulo do minicurso sobre Telefonia IP, cujo tema foi: “Projeto e Implementação de Servidores de Telefonia IP”. O evento foi ministrado pelo professor Luiz Oliveira, que de forma clara e específica orientou os participantes a definirem os parâmetros fundamentais para elaboração de um PABX IP.

Foram abordados conceitos de Telefonia, como tronco SIP, ramal, rotas de ligação, facilidades do sistema, como transferência e captura de chamadas, dentre outros. Além disso, mostrou varias interfaces gráficas para uso com o Software PBX Asterisk, solução líder para projetos de Comunicação Unificada.

A popularização da internet e a necessidade de garantir a interoperabilidade de redes distintas acabaram por tornar o seu protocolo ( IP – internet protocol) como o padrão a ser adotado por todas as redes de dados, criando o que estamos chamando de convergência para o mundo IP. A telefonia IP é um termo que abrange os equipamentos e as tecnologias de redes que utilizam o protocolo IP e o roteamento de pacotes para trafegar e encaminhar voz em redes públicas ou privadas.

O Minicurso contou com a participação de alunos e ex-alunos da Faculdade Lourenço Filho e o público externo com alunos de outras instituições de ensino e profissionais já atuantes nesse nicho de mercado.

David Ycaroh, aluno do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, destaca o aprendizado que obteve no decorrer do minicurso. “O curso do professor Luiz aborda os assuntos desde a origem da telefonia até os dias de hoje. Instigando o interesse e a curiosidade sobre os momentos históricos e sobre os tempos atuais no uso da telefonia em si. Com o curso aprendi de maneira simples a criar, configurar e gerenciar sua própria central telefônica. Além disso, com o material disponibilizado no curso que é bastante rico e que nos auxiliou bastante, somado a didática e experiência do professor, me permitiu uma ótima oportunidade de aprender sobre esse tema e enriquecer ainda mais meus conhecimentos. Portanto, recomendo demais esse curso, principalmente por ser direcionado por um profissional com vasta experiência nesse ramo de atuação. Curso nota 1000!”, ressalta o aluno.

Data marcada para o Módulo II do Minicurso:

Nos dias 17 e 24 de Fevereiro de 2018, no campus central da FLF,  estaremos realizando o módulo II do Minicurso de Telefonia IP, que abordará configurações avançadas, tais como criação de rotas inteligentes, URA, CRM, geração de relatórios, dentre outros.

Pré-requisitos: Ter participado do módulo I do minicurso ou ter noções de Linux, Redes de Computadores e Telecomunicações.

Fonte: http://www.propus.com.br/entendendo-telefonia-ip-e-voip/