Perguntas frequentes

O que é ser um profissional de administração?

É fazer parte de todo o planejamento, execução e controle das mais diversas rotinas organizacionais. É aquele capaz de identificar e solucionar problemas que ocorrem dentro do contexto das organizações. O profissional de administração precisa acima de tudo possuir o espírito empreendedor onde está sempre inovando nas mais diversas soluções.

Quais as características necessárias para ser um profissional de administração?

Um bom profissional de administração deve possuir:

* Capacidade de tomar decisões e de avaliar riscos;
* Compreensão das relações humanas nas organizações;
* Capacidade de liderar/trabalhar em equipes multidisciplinares;
* Capacidade de analisar, avaliar, implementar, implantar e administrar sistemas e métodos na organização;
* Capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
* Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças na organização e no mercado;
* Capacidade de promover mudanças e desenvolvimento social;
* Conhecimento e domínio dos processos e técnicas de negociação;
* Possuir uma visão global e sistêmica dos ambientes interno e externo às organizações;

Qual a formação necessária para se tornar um profissional de administração?

O profissional de administração tem à sua disposição cursos de bacharelado e tecnólogos nas mais diversas áreas como marketing e recursos humanos. Além disso deve ter domínio pleno de ferramentas gerenciais como ERP, CRM dentre outras. Como formação complementar o uso de softwares de simulação e planilhas eletrônicas. A fluência em língua estrangeira, principalmente o inglês permite boas oportunidades em empresas que atuam no mercado exterior.

Quais são as principais atividades exercidas por um administrador?

O profissional de administração pode exercer as atividades abaixo relacionadas:

* Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal;
* Administração Mercadológica (Empresas de Publicidade); Pesquisa de Mercado;
* Recrutamento e Seleção de Pessoal (Concurso Público);
* Administração, Assessoria e Consultoria Técnica Organizacional;
* Consultoria e Assessoria Administrativa;
* Assessoria, Consultoria e Auditoria Administrativa;
* Organização, Análise, Métodos e Programas de Trabalho;
* Locação de Mão de Obra;
* Administração Hoteleira e de Turismo;
* Administração de Bens de Terceiros;

Quais as áreas de atuação e especialidades?

* Administração financeira
* Administração mercadológica
* Administração da produção e logística
* Administração de materiais
* Administração de recursos humanos
* Administração de comércio exterior

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho vem crescendo perceptivelmente haja vista a quantidade de cursos de administração no país e a grande necessidade de profissionais que possam tomar diariamente decisões estratégicas relevantes que possam conduzir as organizações ao sucesso.

Quais os pontos prioritários da profissão de administrador?

A boa formação é fundamental além da atualização frequente nas novas ferramentas organizacionais e uma acurada percepção do mercado. Outro aspecto é a resiliência, ou seja, a capacidade de adaptar-se às mais diversas áreas organizacionais quer sejam no âmbito público quer sejam no privado.